Como alinhar a gestão financeira e a gestão de vendas

por admin
6 meses atrás
249 Visualizações

As organizações de sucesso aplicam ferramentas de controle e gestão entre os times das áreas de vendas e financeira, pois sabem a importância da correlação entre as duas. Veja!


Gestão financeira é o conjunto de medidas e procedimentos em prol de fortalecer os ganhos de uma empresa. A gestão de vendas tem como finalidade gerar aumento no faturamento, como também administrar os resultados. Mas como unir as duas?

A importância de administrar vendas

A área de vendas produz informações de mercado que são elementos para a área administrativa e financeira. Elabora o planejamento tático, diminui riscos, busca os recursos financeiros adequados que irão suportar o plano de negócio e determina os indicadores e metas que deverão ser acompanhados e alcançados pela
organização.

É responsabilidade dos gestores de vendas compreenderem e estarem alinhados ao planejamento financeiro para o crescimento e sustentabilidade dos negócios. As duas áreas estão fortemente ligadas desde o planejamento estratégico até a sua execução e gestão.

“Indicadores como margem de contribuição (MC), ponto de equilíbrio (PE) e inadimplência, possuem uma correlação direta com os indicadores de vendas. Eles fazem parte de toda e qualquer análise estratégica e operacional de um negócio e precisam ser entendidos em sua totalidade de maneira eficiente.” Marcus Hara

Como acompanhar resultados da gestão financeira

É possível acompanhar os efeitos através de ferramentas de análise de indicadores de desenvolvimento e metas. Para isso, é preciso criar um sistema organizado de coleta, processamento e análise das informações que irão gerar os indicadores de desempenho mais adequados para cada tipo de negócio.

Interdependência das áreas

A melhor maneira de integrar os setores é encontrar as métricas de vendas que serão base para a gestão financeira trabalhar com as previsões. De maneira que é necessário os gestores terem uma visão geral do negócio. Para isso, essas informações precisam estar no mesmo local de acesso para ambos.

Por fim, além de uma boa comunicação interna, o que aperfeiçoa essa integração é o uso de um bom software de gestão para visualizar melhor a ação dentro da empresa.

Os benefícios desse método para a organização

O maior benefício é poder determinar um planejamento estratégico mais adequado. Dessa forma, atenuam-se os riscos, aumenta a apuração no plano de negócio e, por consequência, aumenta o sucesso das organizações.

Além disso, melhora a integração dos times e lideranças que trabalham em favor dos mesmos objetivos, aumenta a agilidade na tomada de decisão, captura novos negócios, melhora a gestão de performance da equipe de vendas, gestão de rentabilidade por segmento, produto, mercado consumidor, entre outros.


Quer saber mais sobre como aumentar o valor dos seus negócios? Venha tomar um café com a gente!

Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *