A importância da Arquitetura em Vendas para desenvolver uma equipe de Alta Performance!

por admin
3 meses atrás
108 Visualizações

Com o objetivo de utilizar os melhores conceitos, ferramentas e estratégias em vendas adaptando-as de acordo com a realidade de cada organização, a Arquitetura em Vendas é essencialpara sua equipe atingir a Alta Performance em seus resultados. Quer saber mais? Confira!


A Arquitetura em Vendas visa alcançar a efetividade da força de vendas na entrega de resultados superiores e sustentáveis. Mas afinal, como isso trará benefícios para sua empresa? Sua equipe terá a estrutura e o suporte necessários para desenvolver com excelência suas atividades. Além disso, a Arquitetura em Vendas oferece uma vantagem competitiva poderosa para a organização no mercado.

Componentes que envolvem a Arquitetura em Vendas

  • Perfil dos vendedores: recrutar e selecionar o perfil ideal dos profissionais de vendas.
  • Dimensionamento de equipe de vendas: formatar as carteiras de atendimento a clientes com o esforço adequado e capacidade de retorno sobre o investimento.
  • Estratégias de relacionamento: desenhar as estratégias de atendimento por segmento de clientes.
  • Planejamento de vendas: estimar com assertividade as vendas por cliente e produtos.
  • Avaliação de performance: criar um programa de avaliação de performance que promova a meritocracia.
  • Capacitação da equipe: elaborar um plano de desenvolvimento da equipe.
  • Geração de demanda: definir uma agenda com ações voltadas a geração de demanda.
  • Incentivos, reconhecimento e recompensa: implementar ações que motivem os profissionais de vendas.
  • Método de gestão: definir um método de gestão que promova o desenvolvimento da equipe e oriente para o cumprimento das atividades e entrega de resultados.

 

Como está sua equipe?

Faça uma reflexão e analise se essas três situações ocorrem em sua empresa:

  1. O resultado de vendas da sua organização varia bastante entre suas equipes/colaboradores?
  2. Se você alterar um membro de sua equipe e colocá-lo em outra região/ rota/ segmento o desempenho terá alteração no local em que ele assumir e também no ambiente onde deixou?
  3. Tem dúvidas se sua empresa possui uma equipe de alta performance em vendas? A chave para responder essa pergunta está na entrega das metas quantitativas e qualitativas anuais de vendas.

Há uma grande diferença entre uma equipe que apenas vende e uma equipe de vendas de alta performance. Não se trata de sorte, mas sim de um trabalho bem estruturado, bem gerenciado e com um bom posicionamento. Se todos esses pontos forem somados, a chance de o resultado não atingir a meta é mínima.

 

Uma equipe de Alta Performance

A questão na alta performance não é apenas vender, mas também demonstrar um alto grau de competência. Ela deve estar alinhada com suas estratégias e também com seus valores. Existem muitos vendedores que se acomodam com o passar do tempo e se preocupam apenas em vender para sua base de clientes atual.

Peter Drucker, foi um escritor, professor e consultor, considerado pai da administração moderna. Segundo ele, “Como gerente você é pago para estar desconfortável. Se você está confortável, é um sinal seguro de que você está fazendo as coisas erradas”.

3 dicas que podem melhorar suas vendas

  • Clientes são a base do negócio

Uma equipe com alta performance não perde uma venda sequer. Se sua equipe está descartando os clientes com facilidade está na hora de rever alguns pontos.

  • Não se torne o vendedor inconveniente

Alta performance é mostrar para seu cliente que a empresa está ali para ajudá-lo e não para incomodá-lo oferecendo algo que ele não precisa.

  • Informação é a chave para boas vendas

Se sua equipe possui as informações em mãos, mas não sabe aproveitá-las para ajudar seu cliente, de nada está valendo. Para ter alta performance é preciso ter domínio das informações e utilizá-las como caminho para fechamento das vendas.

Quer saber como aplicar a Arquitetura em Vendas e ter uma equipe de Alta Performance? Fale conosco! Para mais conteúdo continue acompanhando nossa página!

Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *