Como alinhar a gestão financeira e a gestão de vendas

As organizações de sucesso aplicam ferramentas de controle e gestão entre os times das áreas de vendas e financeira, pois sabem a importância da correlação entre as duas. Veja!

Gestão financeira é o conjunto de medidas e procedimentos em prol de fortalecer os ganhos de uma empresa. A gestão de vendas tem como finalidade gerar aumento no faturamento, como também administrar os resultados. Mas como unir as duas?

A importância de administrar vendas

A área de vendas produz informações de mercado que são elementos para a área administrativa e financeira. Elabora o planejamento tático, diminui riscos, busca os recursos financeiros adequados que irão suportar o plano de negócio e determina os indicadores e metas que deverão ser acompanhados e alcançados pela organização.

É responsabilidade dos gestores de vendas compreenderem e estarem alinhados ao planejamento financeiro para o crescimento e sustentabilidade dos negócios. As duas áreas estão fortemente ligadas desde o planejamento estratégico até a sua execução e gestão.

“Indicadores como margem de contribuição (MC), ponto de equilíbrio (PE) e inadimplência, possuem uma correlação direta com os indicadores de vendas. Eles fazem parte de toda e qualquer análise estratégica e operacional de um negócio e precisam ser entendidos em sua totalidade de maneira eficiente.” Marcus Hara

Como acompanhar resultados da gestão financeira

É possível acompanhar os efeitos através de ferramentas de análise de indicadores de desenvolvimento e metas. Para isso, é preciso criar um sistema organizado de coleta, processamento e análise das informações que irão gerar os indicadores de desempenho mais adequados para cada tipo de negócio.

Interdependência das áreas

A melhor maneira de integrar os setores é encontrar as métricas de vendas que serão base para a gestão financeira trabalhar com as previsões. De maneira que é necessário os gestores terem uma visão geral do negócio. Para isso, essas informações precisam estar no mesmo local de acesso para ambos.

Por fim, além de uma boa comunicação interna, o que aperfeiçoa essa integração é o uso de um bom software de gestão para visualizar melhor a ação dentro da empresa.

Os benefícios desse método para a organização

O maior benefício é poder determinar um planejamento estratégico mais adequado. Dessa forma, atenuam-se os riscos, aumenta a apuração no plano de negócio e, por consequência, aumenta o sucesso das organizações.

Além disso, melhora a integração dos times e lideranças que trabalham em favor dos mesmos objetivos, aumenta a agilidade na tomada de decisão, captura novos negócios, melhora a gestão de performance da equipe de vendas, gestão de rentabilidade por segmento, produto, mercado consumidor, entre outros.

Se você se interessa por esse tipo de conteúdo, continue de olho nas nossas postagens! Ou venha tomar um café com a gente! Entre em contato conosco!

Gostou do conteúdo? Compartilhe e continue por aqui, trazemos sempre novidades!