Com o objetivo de utilizar os melhores conceitos, ferramentas e estratégias em vendas adaptando-as de acordo com a realidade de cada organização, a Arquitetura em Vendas é essencial para sua equipe atingir a Alta Performance em seus resultados. Quer saber mais? Confira!
A Arquitetura em Vendas visa alcançar a efetividade da força de vendas na entrega de resultados superiores e sustentáveis. Mas afinal, como isso trará benefícios para sua empresa? Sua equipe terá a estrutura e o suporte necessários para desenvolver com excelência suas atividades. Além disso, a Arquitetura em Vendas oferece uma vantagem competitiva poderosa para a organização no mercado.
Componentes que envolvem a Arquitetura em Vendas
- Perfil dos vendedores: recrutar e selecionar o perfil ideal dos profissionais de vendas.
- Dimensionamento de equipe de vendas: formatar as carteiras de atendimento a clientes com o esforço adequado e capacidade de retorno sobre o investimento.
- Estratégias de relacionamento: desenhar as estratégias de atendimento por segmento de clientes.
- Planejamento de vendas: estimar com assertividade as vendas por cliente e produtos.
- Avaliação de performance: criar um programa de avaliação de performance que promova a meritocracia.
- Capacitação da equipe: elaborar um plano de desenvolvimento da equipe.
- Geração de demanda: definir uma agenda com ações voltadas a geração de demanda.
- Incentivos, reconhecimento e recompensa: implementar ações que motivem os profissionais de vendas.
- Método de gestão: definir um método de gestão que promova o desenvolvimento da equipe e oriente para o cumprimento das atividades e entrega de resultados.
Como está sua equipe?
Faça uma reflexão e analise se essas três situações ocorrem em sua empresa:
- O resultado de vendas da sua organização varia bastante entre suas equipes/colaboradores?
- Se você alterar um membro de sua equipe e colocá-lo em outra região/ rota/ segmento o desempenho terá alteração no local em que ele assumir e também no ambiente onde deixou?
- Tem dúvidas se sua empresa possui uma equipe de alta performance em vendas? A chave para responder essa pergunta está na entrega das metas quantitativas e qualitativas anuais de vendas.
Há uma grande diferença entre uma equipe que apenas vende e uma equipe de vendas de alta performance. Não se trata de sorte, mas sim de um trabalho bem estruturado, bem gerenciado e com um bom posicionamento. Se todos esses pontos forem somados, a chance de o resultado não atingir a meta é mínima.
Uma equipe de Alta Performance
A questão na alta performance não é apenas vender, mas também demonstrar um alto grau de competência. Ela deve estar alinhada com suas estratégias e também com seus valores. Existem muitos vendedores que se acomodam com o passar do tempo e se preocupam apenas em vender para sua base de clientes atual.
Peter Drucker, foi um escritor, professor e consultor, considerado pai da administração moderna. Segundo ele, “Como gerente você é pago para estar desconfortável. Se você está confortável, é um sinal seguro de que você está fazendo as coisas erradas”.
3 dicas que podem melhorar suas vendas
- Clientes são a base do negócio
Uma equipe com alta performance não perde uma venda sequer. Se sua equipe está descartando os clientes com facilidade está na hora de rever alguns pontos.
- Não se torne o vendedor inconveniente
Alta performance é mostrar para seu cliente que a empresa está ali para ajudá-lo e não para incomodá-lo oferecendo algo que ele não precisa.
- Informação é a chave para boas vendas
Se sua equipe possui as informações em mãos, mas não sabe aproveitá-las para ajudar seu cliente, de nada está valendo. Para ter alta performance é preciso ter domínio das informações e utilizá-las como caminho para fechamento das vendas.
Quer saber como aplicar a Arquitetura em Vendas e ter uma equipe de Alta Performance? Venha tomar um café com a gente! Entre em contato conosco!