O fluxo de caixa é uma etapa fundamental para conseguir se manter no mercado mesmo em momentos de dificuldades
Empresas na pandemia
Estamos vivendo tempo difíceis em diversas áreas e uma delas é no mundo dos negócios. Quem tem empresa sabe que o momento exige cuidado e, principalmente, planejamento. Dentre as etapas importantes para se manter firme no mercado está a gestão do fluxo de caixa.
O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais básicas da administração financeira de uma empresa. Infelizmente, muitos gestores ignoram como parte essencial para o crescimento e até sobrevivência do negócio.
Durante a pandemia, esse instrumento de gestão ficou em evidência. Afinal, foi preciso se reinventar e gerenciar o caixa. E agora, o saldo será negativo? É possível fazer algo para contornar a situação e reduzir custos e despesas? Calma, nós podemos te ajudar!
Por que manter o fluxo de caixa atualizado?
A Crosara acredita que bons gestores conseguem identificar a importância de todas as etapas de um negócio e a gestão do fluxo de caixa é um dos principais pilares para estar pronto em situação de crise. Então, para se manter preparado, selecionamos alguns pontos importantes, confira!
No esquema, é possível perceber que o fluxo de caixa é fundamental para identificar situações tanto de déficit quanto de superávit e, a partir delas, conseguir tomar decisões.
Tudo isso oferece inúmeros benefícios, como:
- Calcular, projetar e controlar a entrada e saída de recursos financeiros;
- Controlar e identificar os gastos da empresa;
- Antever situações de baixa ou falta de liquidez;
- Manter a liquidez para pagar as contas;
- Reconhecer a necessidade do capital de giro.
Já deu para perceber tudo o que você pode estar perdendo, não é mesmo?
Tome as decisões certas!
Esta é apenas uma das etapas para manter o seu negócio em crescimento e trazendo resultados. Quer ter o controle do fluxo de caixa da sua empresa? Então conte com a Crosara Consultoria! Entre em contato conosco!